PESQUISE ESTE BLOG

DIREITOS AUTORAIS

Todos os textos aqui publicados são autoria de Ala Voloshyn.
Direitos autorais são protegidos pela Lei 9.610, de 19 de Fevereiro de 1968.

domingo, 1 de setembro de 2013

Educar É?


Educar ou ser um educador, o que de fato é? No meu entender educar é sinônimo de cuidar. Penso ser esta uma das formas mais importantes de atuação, pois cuidar da geração futura é acima de tudo se preocupar com a continuação da humanidade.
O educar pode se manifestar de várias formas, por meio de inúmeras funções, mas me parece mais  uma questão de postura do que de profissão ou papel social. Falo da atitude de educar, que no meu pensar, se refere à preocupação com a formação, com o preparo do outro, com o bem crescer. Pode ser físico, intelectual, emocional, mas em todos a atenção recai sobre o desenvolvimento da responsabilidade sobre si mesmo fundamentada na consciência.
Educar é extrapolar o conhecimento específico e considerar o conteúdo e a maneira como a consciência irá se fixar. É desenvolver condições, dar estrutura à liberdade de escolha, possibilitar o cuidar de si e meios para participar do seu tempo, através da prática da reflexão e visão crítica.
O direito à verdadeira educação é de todos, mas nem todos usufruem dela, por falha das gerações anteriores. Olhar além de si mesmo, além de sua vaidade e autopromoção não é capacidade que vemos na maioria, mas por insistência daqueles que já tem o olhar humanitário, bons trabalhos têm-se feito e mesmo com percalços, a humanidade evolui, apesar dos egocentrados, que ainda serão educados pelos educadores dedicados!
© Direitos reservados a Ala Voloshyn

Fonte da Ilustração: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARQUIVO DO BLOG