PESQUISE ESTE BLOG

DIREITOS AUTORAIS

Todos os textos aqui publicados são autoria de Ala Voloshyn.
Direitos autorais são protegidos pela Lei 9.610, de 19 de Fevereiro de 1968.

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Nascente


o amor não nasce na janela, 
nasce no coração dela


© Direitos reservados a Ala Voloshyn

Arte de Alexander Anufriev

Fonte da Ilustração: https://www.facebook.com/Meninasparasempre/photos_stream

domingo, 15 de setembro de 2013

Chopim


O chopim é um pássaro que mede entre 16 a 21cm, as fêmeas são de um marrom-escuro, meio sem graça, e o macho, um pouco mais privilegiado, é preto azulado. Alimentam-se de sementes e bichinhos. Costumam remexer as fezes do gado para procurar sementes que não foram bem digeridas. Como pode perceber, este nosso amiguinho não perde nada mesmo e por isso também o chamam de vira-bosta! Até agora não há nada de muito interessante neste pássaro, porém, não contei tudo! Ele não constrói ninhos e quando procria põe seus ovos em ninhos de pássaros de outras espécies para serem por eles chocados e depois criados. Prático! Só mais um detalhe! O chopim é capaz de destruir os ovos de pássaros rebeldes, que se recusam a cuidar de seus ovos, portanto, apenas os submissos conseguem ter sua prole garantida. Pode uma coisa dessa?! Como a Natureza não dá ponto sem nó, deve haver algum bom motivo pra isto, mas eu não tenho a mínima ideia!
Posso não entender de pássaros, mas de gente, um pouquinho eu entendo e se você também pensou o que eu pensei, então concordamos que qualquer semelhança entre algumas pessoas e o chopim, não será mera coincidência! Tem gente que é craque em se aproveitar do outro, fazer menos esforço e invadir o espaço alheio para tirar proveito. Geralmente são simpáticos, vão chegando devagarinho, tem excelente senso de oportunidade, são bons observadores e tem bom gosto, pois só se aproximam de gente de valor e como um "papagaio de pirata" estão sempre perto. Logo se tornam "amigos" e "na cola" copiam sua boa ideia, aproveitam-se do seu carisma, e do que conquistou, para também conquistarem o que querem, mas com menos esforço, pois o eleito já o fez. Quem perceber o oportunismo pode até receber retaliação, mas quem se submeter será sempre o "grande amigo", o "cara legal", o "queridinho".
Pois é, chopim de penas dá pra encarar, mas chopim humano, não dá pra tolerar não! Gente folgada, esperta e no fundo descrente de si mesmo. Um enganador preguiçoso, pra concluir.
 © Direitos reservados a Ala Voloshyn


Fontes de Informação Sobre o Pássaro: www.avescatarinenses.com.br
                                                              www.g1.globo.com
Fonte da Ilustração: Google

domingo, 1 de setembro de 2013

Educar É?


Educar ou ser um educador, o que de fato é? No meu entender educar é sinônimo de cuidar. Penso ser esta uma das formas mais importantes de atuação, pois cuidar da geração futura é acima de tudo se preocupar com a continuação da humanidade.
O educar pode se manifestar de várias formas, por meio de inúmeras funções, mas me parece mais  uma questão de postura do que de profissão ou papel social. Falo da atitude de educar, que no meu pensar, se refere à preocupação com a formação, com o preparo do outro, com o bem crescer. Pode ser físico, intelectual, emocional, mas em todos a atenção recai sobre o desenvolvimento da responsabilidade sobre si mesmo fundamentada na consciência.
Educar é extrapolar o conhecimento específico e considerar o conteúdo e a maneira como a consciência irá se fixar. É desenvolver condições, dar estrutura à liberdade de escolha, possibilitar o cuidar de si e meios para participar do seu tempo, através da prática da reflexão e visão crítica.
O direito à verdadeira educação é de todos, mas nem todos usufruem dela, por falha das gerações anteriores. Olhar além de si mesmo, além de sua vaidade e autopromoção não é capacidade que vemos na maioria, mas por insistência daqueles que já tem o olhar humanitário, bons trabalhos têm-se feito e mesmo com percalços, a humanidade evolui, apesar dos egocentrados, que ainda serão educados pelos educadores dedicados!
© Direitos reservados a Ala Voloshyn

Fonte da Ilustração: Google

ARQUIVO DO BLOG